Sábado – Pense por si

Fundação Champalimaud queixa-se de ataque informático "sem precedentes"

03 de julho de 2019 às 22:17
As mais lidas

Ataque iniciou-se há cerca de 48 horas e a instituição "não cedeu a qualquer exigência dos atacantes".

A Fundação Champalimaud foi alvo de um ataque informático sem precedentes, mas conseguiu ultrapassar a situação sem ceder a qualquer exigência dos atacantes, divulgou hoje a instituição.

"A Fundação Champalimaud foi alvo de um ataque informático sem precedentes", refere um comunicado divulgado hoje pela instituição.

O consultor de comunicação da fundação, Vitor Cunha, disse à Lusa que o ataque iniciou-se há cerca de 48 horas e a instituição "não cedeu a qualquer exigência dos atacantes".

De acordo com a nota, "numa atuação conjunta com apoio da Altice Portugal, que para o efeito disponibilizou todos os seus meios técnicos e operacionais, foi possível ultrapassar a situação e garantir de imediato o funcionamento da instituição praticamente na sua plenitude".

O comunicado referiu ainda que, neste momento, a situação encontra-se totalmente ultrapassada e todos os sistemas foram integralmente restabelecidos em 44 horas.

"A Fundação pode assegurar que os mecanismos de mitigação e proteção existentes para situações como a detetada permitiram evitar qualquer violação dos dados pessoais dos doentes", sublinhou o comunicado.

Vítor Cunha acrescentou que "a privacidade dos doentes da fundação não foi violada, visto que este tema é muito importante nomeadamente na área da saúde".

As autoridades judiciárias competentes já foram notificadas da ocorrência, segundo a fundação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O que podemos esperar da Índia?

A Índia poderia estar mais próxima dos EUA, desde que Washington assumiu a travagem da ascensão da China como prioritária. Mas as tarifas de Trump fizeram afastar Modi da rota ocidental e a preferir o lado da "nova ordem autocrática", vinda de Leste e liderada por Pequim. Xi agradece, Putin sorri. Trump, possivelmente, nem percebeu. Podia (devia) ter seguido a lição de Biden