Sábado – Pense por si

"Fui expulsa da minha casa”: Construção de barragem afunda Ribeira de Pena e coloca famílias em contentores

SÁBADO
SÁBADO 26 de novembro de 2019 às 08:27

Casa onde Glória e Eurico vivem vai ficar submersa em junho devido à construção de barragem. Casal recebeu 78 mil euros, mas quantia não chega para comprar terreno e construir nova habitação.

Glória Gonçalves, 69 anos, e o marido, Eurico Fernandes, de 79, passam os finais de tarde frios sentados junto à lareira da cozinha da casa que construíram com o que ganharam ao longo de mais de 50 anos de trabalho na agricultura. Mas este é um gesto que tem os dias contados, uma vez que o casal vive numa das 43 casas da localidade de Ribeira da Baixo, no concelho de Ribeira da Pena - aldeia que em junho do próximo ano irá desaparecer do mapa de Portugal, quando se começar a encher a barragem de Daivões, no rio Tâmega.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.