Noel Afonso explicou que "o vento acalmou durante a noite, o que ajudou no combate".
O incêndio que começou no domingo em Mirandela, e chegou aos concelhos de Vila Flor e Alfândega da Fé, já está "dominado", adiantou, esta quarta-feira, à Lusa, o comandante sub-regional de Trás-os-Montes da Proteção Civil.
Fogo dominado em Mirandela após consumir 6 mil hectares; um mortoMIGUEL PEREIRA DA SILVA/LUSA
Noel Afonso explicou que "o vento acalmou durante a noite, o que ajudou no combate".
Na terça-feira, o incêndio tinha duas frentes ativas, uma em Vale Frechoso, aldeia de Vila Flor, que teve de ser confinada, devido à intensidade das chamas, e outra frente em Valverde, Alfândega da Fé, que chegou até à localidade de Eucisia.
O comandante avançou ainda à Lusa que arderam "entre cinco a seis mil hectares", de mato e área agrícola. O fogo não destruiu habitações, mas consumiu uma casa devoluta e barracões agrícolas.
Pedro Morgado foi um dos agricultores afetados, em Vilarelhos, concelho de Alfândega da Fé. Arderam-lhe "80 hectares" de olival, amendoal e vinha. Tinha começado a campanha da amêndoa, esta semana, quando o incêndio lhe arruinou aquele que seria "o melhor ano".
À Lusa lamentou ainda as várias oliveiras centenárias que foram consumidas pelas chamas e que eram uma herança de família.
Agora, o desânimo fala mais alto e não sabe ainda se retomará. Tentou combater o fogo e salvar as suas propriedades, mas a intensidade das chamas falou mais forte.
Além do prejuízo material, deste incêndio resultou um ferido ligeiro, um bombeiro que foi transportado para o hospital de Mirandela, e ainda a morte de um homem, de 65 anos, que andava a fazer trabalhos com uma máquina de rasto, em Freixeda, Mirandela, onde até o fogo já tinha sido dado como dominado esta terça-feira.
A vítima saiu da máquina e acabou por ser atropelada pela mesma.
No terreno, hoje, estão ainda mais de 300 operacionais, apoiados por 100 viaturas. Estão a ser feitos trabalhos de rescaldo e consolidação.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.
A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.