Sábado – Pense por si

Fogo perto do Bom Jesus em Braga em fase de resolução

Incêndio que teve início numa encosta chegou a ter no combate oito meios aéreos mas não colocou em perigo habitações, a zona industrial e os santuários

Um incêndio que deflagrou hoje em Este São Mamede, Braga, entrou em fase de resolução, mantendo-se no local mais de 100 operacionais, disse à Lusa o vereador da Proteção Civil.

Segundo Altino Bessa, que está no local, o fogo, que chegou a ter no combate oito meios aéreos, começou numa encosta de mato e floresta.

O declive do terreno, o vento e as dificuldades de acesso foram as principais dificuldades sentidas pelos operacionais, referiu o vereador da Câmara de Braga.

O incêndio, que iniciou pelas 16:50, não colocou em perigo habitações, a zona industrial e os santuários, sublinhou Altino Bessa.

O 2.º comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, disse hoje que vão ser reforçados os operacionais em distritos em estado de alerta especial de nível vermelho face ao risco de incêndio, nomeadamente com recurso a patrulhamento militar.

André Fernandes falava numa conferência de imprensa na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide (Oeiras), para dar conta do agravamento da situação meteorológica que coloca o país em risco máximo de incêndio, e da decisão de elevar o estado de alerta especial para o dispositivo de combate a incêndios rurais para nível vermelho em 10 distritos, estando os outros oito em alerta laranja, o segundo mais grave.

Na tarde de hoje, o Governo anunciou também que declarou a situação de alerta em Portugal Continental devido às previsões meteorológicas para os próximos dias que apontam para um "significativo agravamento do risco de incêndio rural".

SVF (FP) // SR

Lusa/Fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.