Chamas lavraram numa área de sobro e pinheiro e andaram "à porta de algumas casas"
A presidente da Câmara de Constância, no distrito de Santarém, disse hoje à Lusa que o incêndio que deflagrou às 19:35 em Constância-Sul estava "80% em resolução" cerca das 21:15.
Júlia Amorim, que se deslocou ao posto de comando instalado em Constância-Sul, disse à Lusa que o fogo, que lavrou numa área de sobro e pinheiro, andou "à porta de algumas casas" nesta localidade, junto à capela de Santo António, mas "nenhuma esteve em risco".
Salientando que o incêndio "começou forte e progrediu forte", a autarca afirmou que também os meios actuaram "com eficácia e prontidão", permitindo que 80% do perímetro afectado tenha sido dado em resolução menos de uma hora depois e que, com o cair da noite, se espere que fique totalmente dominado.
Às 21:30, a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil indicava a presença no combate a este incêndio de 213 operacionais, 55 viaturas e cinco meios aéreos.
Júlia Amorim disse à Lusa que ainda hoje andou com os elementos do gabinete técnico florestal do município a verificar os aceiros, estradões e a limpeza dos perímetros junto a povoações, numa visita que a deixou tranquila com o trabalho feito numa zona de vales com floresta de várias espécies.
O comandante distrital de operações de socorro de Santarém, Mário Silvestre, disse à Lusa que a grande dificuldade hoje residiu na quantidade de incêndios de grandes dimensões a que os bombeiros tiveram que responder no distrito.
Além do incêndio em Constância-Sul, os bombeiros tiveram que acorrer a incêndios em Crucifixo, na freguesia de Tramagal (Abrantes), que deflagrou às 12:01, e onde às 21:40 estavam ainda 73 operacionais e 23 viaturas, em Portela, no concelho de Tomar, com início às 12:02, e que tinha envolvidos no combate, à mesma hora, 185 operacionais e 55 viaturas.
No incêndio de Carvalheiro (Alcanena), que começou às 14:19, estavam 112 elementos, 37 viaturas e dois meios aéreos, e no de Marinhais (Salvaterra de Magos), com início às 15:29, estavam 68 operacionais e 23 viaturas, tendo-se ainda registado outras ocorrências de menores dimensões.
No incêndio de Abrantes registaram-se oito feridos, dois deles com queimaduras graves, e no de Tomar três feridos ligeiros.
Fogo em Constância-Sul quase em resolução, diz autarca
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.