De acordo com a fonte, que falava perto das 13:00, apesar dessa evolução desde a manhã de hoje o fogo "não está ainda dominado e completamente estabilizado".
"Temos ainda algumas reactivações pontuais, alguns pontos quentes para onde estamos a projectar meios para tentar garantir que não cresçam", descreveu.
80% do perímetro em Alijó está controlado
Durante a noite, o reforço de efectivos no terreno e a descida de temperaturas permitiram controlar cerca de 80% do incêndio. O presidente da Câmara de Alijó, Carlos Magalhães, afirmou hoje que a estratégia de combate ao incêndio que lavra no seu concelho desde domingo "tem sido a correta", numa altura em que falta extinguir 5% do perímetro.
"Felizmente a noite foi-nos favorável. A estratégia que foi disposta no terreno resultou com a previsão do abaixamento da temperatura. Houve algum aumento da humidade e as máquinas de rastos que foram colocadas e a técnica do contrafogo tudo isso resultou", explicou o presidente da Câmara, Carlos Magalhães.
Apesar disso, acrescentou o autarca, não deixa de haver preocupação face à previsível subida de temperatura nas próximas horas. "Todo o incêndio causa sempre preocupação. Há um ligeiro vento que se está a levantar e a temperatura vai subir. Vamos entrar naqueles momentos críticos, lá para o meio dia, uma hora, em que tudo poderá acontecer", observou Carlos Magalhães.
Neste momento encontram-se no terreno mais de 700 efetivos, dois meios helicópteros ligeiros e dois aviões.