Sábado – Pense por si

EXCLUSIVO: Médico do "bebé sem rosto" diz que ecografias são meros "souvenirs"

Ana Taborda
Ana Taborda 27 de maio de 2021 às 14:00

Ordem dos Médicos defendeu que 10 das malformações de Rodrigo podiam ter sido detetadas nas ecografias feitas à mãe. Porém, o Ministério Público arquivou processo sem sequer ouvir o médico. A SÁBADO revela todos os pormenores da investigação.

As imagens da ecografia feita a uma grávida podem ser apenas um "souvenir" ou uma "recordação"? Fotografias que se entregam aos pais por "graça", "gentileza" e razões "lúdicas-afetivas", mas sem "qualquer preocupação de rigor ou precisão médica" nem "valor documental"? Para Artur Carvalho, sim. Este é, aliás, um dos argumentos que o obstetra utilizou para se defender de um processo disciplinar movido pela Ordem dos Médicos – que propôs a sua expulsão depois de várias acusações de negligência em ecografias obstétricas que não detetaram malformações graves em fetos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.