Sábado – Pense por si

Ex-deputado Agostinho Branquinho absolvido de todos os crimes

Correio da Manhã 08 de outubro de 2021 às 11:13
As mais lidas

"Em todo o inquérito não há nenhum indício" dos crimes, afirmou o juiz.

Agostinho Branquinho absolvido de todos os crimes, bem como os restantes nove arguidos. "Não há prova. A acusação não tinha qualquer sentido nem tem suporte nenhum", afirmou o juiz na leitura do acórdão.

Agostinho Branquinho
Agostinho Branquinho

"Em todo o inquérito não há nenhum indício" dos crimes de que Agostinho Branquinho está acusado, afirmou o juiz. "Sustentar que houve sucessivas pressões não tem sentido", acrescentou. Sobre o alegado suborno de 225 mil euros, indicou que ficou provado que se tratou de "um empréstimo de um amigo (Joaquim Teixeira, também arguido), que foi pago".

Desta forma, entendeu o tribunal que, também quanto ao crime de tráfico de influências por parte de Agostinho Branquinho, "não temos qualquer entrega de dinheiro, nem qualquer tipo de influência do arguido".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.