O socialista foi condecorado "pelo seu papel como relator do Parlamento Europeu para o acordo comercial entre a União Europeia e o Japão".
O eurodeputado socialista portuguêsPedro Silva Pereirafoi condecorado pelo imperador do Japão "pelo seu papel como relator do Parlamento Europeu para o acordo comercial entre a União Europeia e o Japão", anunciou este sábado o gabinete do parlamentar.
De acordo com a nota de imprensa do gabinete do eurodeputado, que também é vice-presidente do Parlamento Europeu, o imperador Naruhito atribuiu esta semana a Pedro Silva Pereira a Ordem do Sol Nascente (Raios de Ouro e Faixa), "uma das mais altas e prestigiadas ordens honoríficas japonesas".
A Ordem do Sol Nascente, uma das mais antigas ordens honoríficas do Japão, foi instituída pelo Imperador Meiji, em 1875, indica ainda a nota.
Na nota recorda-se que coube a Pedro Silva Pereira "presidir, no âmbito da Comissão de Comércio Internacional [do Parlamento Europeu], ao Grupo de Monitorização das negociações com o Japão".
Pedro Silva Pereira elaborou ainda "a proposta de decisão final" sobre o acordo de Parceria Económica União Europeia-Japão, que entrou em vigor em fevereiro, e foi aprovado no plenário do Parlamento Europeu.
"A notícia da atribuição desta distinção foi conhecida quando Pedro Silva Pereira se encontrava em Tóquio, no início da semana, para representar o Parlamento Europeu na Cimeira Interparlamentar do G20", de acordo com o documento.
O imperador Naruhito começou o seu reinado no dia 01 de maio deste ano, e foi entronizado no passado dia 22 de outubro, numa cerimónia, em Tóquio, que contou com a presença do antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, em representação de Portugal.
O novo soberano, de 59 anos, tornou-se no 126.º imperador do Japão em 01 de maio, dia seguinte ao pai Akihito, de 85 anos, ter abdicado, uma decisão inédita nesta dinastia de mais de dois séculos.
Eurodeputado Pedro Silva Pereira condecorado pelo imperador do Japão
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.