Sábado – Pense por si

Eurico, Ribau e o caso das empresas concorrentes que pertencem aos mesmos donos

Marco Alves
Marco Alves 08 de maio de 2021 às 10:00

No papel são oito firmas concorrentes. Na prática, pertencem aos mesmos donos e ganham milhões em dezenas de contratos públicos. Perguntas da SÁBADO originaram demissões e queixas no Ministério Público.

O projeto chamava-seAveiro Steam City, nasceu na Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no final de 2017 e pretendia tornar a cidade mais digital e 5G. Entraram vários parceiros (entre eles a universidade e a Altice) e em janeiro de 2018 submeteram uma candidatura ao programa Urban Inovative Action (UIA). Mas para isso foi necessário "o apoio de uma entidade externa na revisão do trabalho desenvolvido e na sua adequação ao formulário de candidatura (a ser redigido integralmente em inglês)", diz àSÁBADOo gabinete de Ribau Esteves, presidente da CMA. Foi escolhida a consultora Inova+, "atendendo à sua experiência". Cobrou €4.500 pelo serviço, diz a CMA, mas muito mais viria a seguir.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.