Sábado – Pense por si

Estado pagou em 2017 mais de 850 mil euros a vítimas de crime

22 de fevereiro de 2018 às 20:07
As mais lidas

Quase 215 mil euros destinaram-se a vítimas de violência doméstica.

O Estado pagou, em 2017, mais de 850 mil euros a vítimas de crime, dos quais quase 215 mil euros a vítimas de violência doméstica, segundo dados do Ministério da Justiça enviados à agência Lusa.

A Comissão Nacional de Apoio às Vítimas de Crime (CNAVC) recebeu, no último ano, 293 processos, dos quais 157 correspondentes a casos de vítimas de violência doméstica e 126 de outros crimes violentos.

No total, dos 854 mil euros pagos pelo Estado, quase 215 mil euros foram entregues a vítimas de violência doméstica e 639 mil euros a vítimas de outro tipo de crime violento.

O limite máximo de apoio monetário para cada uma das vítimas que recorra à comissão é de 34.680 euros.

Hoje, Dia Europeu da Vítima de Crime, o conselho de ministros aprovou o alargamento das competências da CNAVC, que passam a abranger as vítimas particularmente vulneráveis.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.