Sábado – Pense por si

Espião pode ter comprometido resposta da NATO em caso de ataque

Nuno Tiago Pinto , Eduardo Dâmaso 09 de junho de 2017 às 19:29

Se tiver passado uma pequena parte da informação a que teve acesso, Carvalhão Gil terá causado “graves danos à Aliança Atlântica e aos seus aliados"

Frederico Carvalhão Gil poderá ter provocado "graves danos" à Organização do Tratado do Atlântico Norte e comprometido os "planos de resposta" da Aliança Atlântica caso um Estado-Membro fosse atacado. A conclusão foi tirada pela própria NATO, depois de analisar os 268 documentos classificados encontrados na posse do antigo espião do Serviço de Informações de Segurança (SIS) e, mais importante, após identificar os três exercícios de gestão de crises em que ele participou nos últimos anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.