NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica Vallis Longus encontrava-se encerrado desde setembro devido à falta de assistentes operacionais.
A ausência de aulas de educação física naEscola Básica Vallis Longus, emValongo, por falta de assistentes operacionais termina na quarta-feira, depois de garantida a chegada de quatro tarefeiras, disse hoje à Lusa a diretora do agrupamento.
Desde setembro "a lutar pela chegada de cinco funcionários", após terem sido confrontados com "duas aposentações, uma licença sem vencimento e duas baixas médicas" entre os 23 assistentes operacionais da escola, Maria João Teixeira viu-se na obrigação de encerrar o pavilhão gimnodesportivo da escola sede do agrupamento.
Numa escola com 1.030 alunos e 23 funcionários, a ausência dos cinco funcionários ganhou visibilidade com a decisão tomada no dia 23 de janeiro, explicando a responsável que "logo nesse dia veio a homologação do reforço de quatro trabalhadores" por parte doMinistério da Educação.
Contudo, da tutela chegou também a informação de que tinham de "abrir um concurso" para os integrar, mas cuja intervenção dos "serviços do Norte do ministério alertou para o facto de continuar ativo o concurso que o agrupamento abrira em 2017 - e que só termina ao cabo de 18 meses - pelo que foi possível escolher os tarefeiros".
A solução encontrada, segundo Maria João Teixeira, "resolve apenas parcialmente o problema, pois se os tarefeiros escolhidos já trabalharam na escola, o facto de poderem trabalhar apenas 3,5 horas por dia faz com que os quatro sejam apenas dois".
"Hoje chegaram as primeiras duas e amanhã [quarta-feira] chegarão as restantes", confirmou a diretora do agrupamento que já "informou os pais de que na quarta-feira são retomadas as aulas de educação física".
Escola em Valongo garante quatro tarefeiras para retomar aulas de educação física
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Por todo o Estado, há sinais de escassez gritante de pessoal. Faltam dois mil guardas prisionais. Já na carreira de enfermaria faltam 20 mil profissionais. A isto poderíamos somar a falta de médicos no SNS.
A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.
Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.
Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.