NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
"A situação que se está a viver no conflito de Almaraz -- e sem analisar o tema em pormenor, porque não sou especialista -- é a prova do fracasso das cimeiras ibéricas nos últimos anos", disse à Lusa Xoan Mao
O secretário-geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), Xoan Mao, defendeu hoje que "a polémica" em torno da construção de um armazém de resíduos nucleares em Almaraz "é a prova do fracasso das cimeiras ibéricas nos últimos anos".
"A situação que se está a viver no conflito de Almaraz -- e sem analisar o tema em pormenor, porque não sou especialista -- é a prova do fracasso das cimeiras ibéricas nos últimos anos", disse à Lusa Xoan Mao, secretário-geral da rede constituída por organizações de proximidade à fronteira de Espanha e de Portugal.
Para o responsável da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças, "se este assunto tivesse sido debatido no âmbito de uma cimeira entre Espanha e Portugal, hoje não se estaria numa situação em que Portugal teve que apresentar uma queixa por algo feito por Espanha e que obviamente afecta Portugal".
Portugal entregou hoje à Comissão Europeia a queixa relacionada com a decisão espanhola de construir um armazém de resíduos nucleares em Almaraz, sem avaliar o impacto ambiental transfronteiriço, disse hoje fonte do Ministério do Ambiente
O Governo português defende que, no projecto de um aterro de resíduos junto à central nuclear de Almaraz, "não foram avaliados os impactos transfronteiriços", o que está contra as regras europeias.
Xoan Mao destacou ainda que "esta polémica vem dar razão" à RIET que nos últimos anos tem dito "que as cimeiras estavam a ser manifestamente um fracasso".
O secretário-geral alertou que "no futuro" poderão surgir novas polémicas em torno de temas como "a segurança, os incêndios e os transportes" se a próxima cimeira não significar "um ponto de inflexão" e de retoma de "um debate sério entre Portugal e Espanha nos assuntos que afectam os dois países".
Já em Novembro do ano passado o secretário-geral da RIET havia alertado que a próxima Cimeira Ibérica entre Portugal e Espanha "será um fracasso como as anteriores" se a sua agenda for gerida pelas mesmas pessoas.
Xoan Mao destacou então que "nos últimos sete anos houve apenas três cimeiras e não foi [agendado] nenhum assunto relevante para as fronteiras", criticando ainda a forma como "a fronteira mais viva e dinâmica da Europa está desorganizada pela incapacidade dos responsáveis" de Espanha e Portugal.
Fundada em 2009, a Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), é constituída por organizações de proximidade à fronteira de Espanha e de Portugal que desenvolvem o seu trabalho, genérico ou específico, na área da cooperação transfronteiriça.
Integra 32 membros, entre associações empresariais e universidades dos dois países, representa os interesses de mais de 12 milhões de habitantes e de mais de um milhão de empresas.
Entidades Transfronteiriças dizem que Almaraz prova "fracasso" das cimeiras ibéricas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."