Estes aviões vão substituir os dois Canadair afetos ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais que estão fora de serviço, estando também inoperacional um terceiro de substituição para atuar em caso de eventuais avarias.
A empresa que opera em Portugal os Canadair de combate a incêndios florestais já substituiu os dois aviões pesados que estavam avariados com a chegada esta quinta-feira da segunda aeronave, avançou à Lusa aquela entidade.
Chegada de Canadair a Castelo Branco repõe combate a incêndios em PortugalESTELA SILVA/LUSA
Fonte oficial da Avincis, empresa responsável por estas aeronaves pesadas a operar em Portugal no combate aos incêndios, indicou que o segundo avião Canadair de substituição aterra ao final da manhã de hoje em Castelo Branco.
"Desta forma, fica reposto o dispositivo de aviões pesados de combate a incêndios em Portugal", sublinha a empresa. O primeiro Canadair de substituição chegou a Portugal na terça-feira.
Segundo a empresa, o avião que chega hoje é um Canadair CL-215 com motor a turbina, idêntico ao que tinha chegado na terça-feira.
"A Avincis continua comprometida com a segurança e a proteção da população portuguesa e das comunidades locais, e continua a apoiar as autoridades no combate aos incêndios em todo o país", refere ainda.
Estes aviões vão substituir os dois Canadair afetos ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) que estão fora de serviço, estando também inoperacional um terceiro de substituição para atuar em caso de eventuais avarias.
Na sequência destas avarias, Portugal acionou o mecanismo de cooperação bilateral com Marrocos, que enviou dois aviões Canadair de substituição, que passaram a integrar o DECIR até ao final desta semana e estão a operar a partir da Base Aérea de Monte Real.
Empresa já substituiu os dois aviões Canadair avariados
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O debate sobre rendas já não é sobre rendas, menos ainda sobre política habitacional. É, cada vez mais, reflexo da distorção que a tecnologia provoca na percepção da nossa realidade.
À mesa dos media é, então, servido um menu em que consta, em primeiro lugar, a obtenção de um mandato das Nações Unidas reconhecendo a «autoridade suprema política e legal» desta entidade que Blair se propõe dirigir.