O líder do partido, André Ventura, será o cabeça de lista pelo distrito de Lisboa, enquanto o líder do PPV, Manuel Matias, será o primeiro candidato em Braga.
O partido Chega, liderado por André Ventura, irá integrar nas suas listas às eleições legislativas elementos do Partido Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC) depois de as duas forças políticas terem alcançado "um acordo global", foi hoje anunciado.
"No âmbito do processo eleitoral em curso, e tendo como objetivo não apenas as próximas eleições legislativas, mas o integral quadro da legislatura, comunica-se que o Chega e o Partido Cidadania e Democracia Cristã PPV /CDC, alcançaram um acordo global para concorrer em toda os distritos do país nas listas do CHEGA, sendo os elementos do PPV/CDC integrados nas mesmas como independentes", é referido num comunicado das duas forças políticas.
Na nota é ainda acrescentado que, tal como já tinha sido anunciado, André Ventura será o cabeça de lista pelo distrito de Lisboa, enquanto o líder do PPV, Manuel Matias, será o primeiro candidato em Braga.
O Chega e o PPV/CDC referem ainda que este não é "um acordo de curto prazo ou uma construção eleitoral, mas um projeto político alicerçado em valores comuns fundamentais para a transformação profunda do país".
No final de junho, o Chega já tinha anunciado que o cabeça de lista pelo Porto será o militar da GNR Hugo Ernano.
Em 2008, Ernano matou um jovem de 13 anos durante uma perseguição a um carro em fuga, após assalto, em Loures, e foi condenado, em outubro de 2013, a nove anos de prisão por homicídio e pagamento de uma indemnização de 80 mil euros à família da vítima. Após recursos, o Supremo Tribunal de Justiça acabou por ditar pena suspensa de quatro anos e indemnização de 55 mil euros.
O Chega concorreu pela primeira vez a eleições nas recentes europeias de maio, integrado na coligação Basta, juntamente com o Partido Popular Monárquico (PPM) e o PPV/CDC, obtendo a nona posição entre as 17 forças políticas concorrentes, com 1,6% da votação, num total de 49.388 votos.
As eleições legislativas realizam-se em 06 de outubro.
Eleições: Listas do Chega vão integrar elementos do Partido Cidadania e Democracia Cristã
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.