Sábado – Pense por si

Eduardo Cabrita: "Teremos certamente incêndios"

Sara Capelo
Sara Capelo 27 de maio de 2018 às 19:00

A SÁBADO acompanhou uima acção de sensibilização do ministro da Administração Interna, que deixou um recado aos municípios: não se ponham ao lado do presidente.

No interior algarvio, no sopé da serra de Monchique, Eduardo Cabrita fala em português e em inglês: "É muito importante ter no Algarve security e safety" (duas palavras que se podem traduzir por segurança) e isso consegue-se "com toda a comunidade em conjunto". Sentados à sua frente, ao fim da manhã desta segunda-feira, 19 de Fevereiro, o governante tem cerca de três dezenas de pequenos agricultores, portugueses e da comunidade estrangeira de Portimão. Um deles responde-lhe, também em inglês: "Quer ajuda? Eu tenho uma motosserra!" Ouvem-se alguns risos abafados na sala e o ministro despede-se. Na verdade, está ali a repetir a mensagem que, só nos últimos cinco dias, o fez percorrer quatro mil quilómetros do Minho ao Algarve. Mas é apenas uma missão de sensibilização; arregaçar as mangas para podar as árvores só na sua quinta, como fizera de véspera.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.