Sábado – Pense por si

EDP alerta: mau tempo pode afectar abastecimento de eletricidade

02 de fevereiro de 2017 às 18:27
As mais lidas

EDP Distribuição avisou hoje que o mau tempo previsto para os próximos dias pode afetar o abastecimento de energia elétrica, reforçando, por isso, as suas equipas no território continental

A EDP Distribuição avisou hoje que o mau tempo previsto para os próximos dias pode afetar o abastecimento de energia eléctrica, reforçando, por isso, as suas equipas no território continental.

"A EDP Distribuição reforçou a presença das equipas operacionais no território de Portugal continental face ao anúncio da possibilidade de ocorrência, nos próximos dias, de condições meteorológicas adversas, em particular rajadas de vento e chuva forte, que podem afectar o regular abastecimento de energia eléctrica", refere a empresa em comunicado.

Dado o mau tempo previsto, a EDP "suspendeu ou reduziu ao mínimo" todas as actividades de rotina programadas, mas tem disponíveis recursos (viaturas e geradores, por exemplo), para "utilizar para reposição rápida de redes afectadas".

A previsão de agitação marítima levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar sob aviso vermelho, a partir do meio da tarde e até às 24:00, sete distritos do litoral -- Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

No país há ainda vários avisos laranja e amarelos em vários distritos e algumas zonas das regiões autónomas, devido a agitação marítima, vento e chuva.

Apenas os distritos de Santarém e Évora não estão sob qualquer aviso meteorológico

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.