Sábado – Pense por si

Donativos serão usados na construção de casas

04 de julho de 2017 às 17:33
As mais lidas

A aplicação do dinheiro angariado poderá ser consultado na Internet

Os donativos angariados para apoiar as vítimas dos incêndios na zona centro do país irão ser aplicados na recuperação de habitações permanentes e no desenvolvimento de emprego na região, anunciou hoje a União das Misericórdias Portuguesas.

Até ao momento, foram angariados 450 mil euros através da conta solidária das Misericórdias com o Montepio, disse à agência Lusa uma fonte da UMP, ressalvando que este valor não contempla os 1,15 milhões de euros angariados no concerto "Juntos por Todos".

Há ainda "várias empresas que estão a contactar a União das Misericórdias Portuguesas para doar bens" à população afectada pelos incêndios florestais, adiantou a mesma fonte.

Numa altura em que decorre a fase final do levantamento das necessidades mais prementes da população, o "grupo de trabalho de emergência", criado pela UMP, definiu que "os fundos solidários angariados deverão, prioritariamente, apoiar a recuperação de imóveis de habitação permanente".

Os donativos também serão aplicados na criação de "condições para o fomento de emprego que contribuam, a médio prazo, para evitar a desertificação das localidades afectadas e para o desenvolvimento regional e local", segundo o "modelo de intervenção e de apoio" definido pelo grupo de trabalho, "para responder à catástrofe que assolou as comunidades do centro do país".

"Todos os donativos angariados serão investidos no apoio directo às famílias afectadas pelos incêndios florestais", reiterou em comunicado o presidente da UMP, Manuel de Lemos, garantido que serão "extremamente rigorosos e transparentes com cada cêntimo doado".

Nesse sentido, "iremos criar uma plataforma digital de consulta pública de todos os donativos angariados", anunciou Manuel de Lemos.

A UMP, juntamente com a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Montepio, a Sonae Sierra e a associação de solidariedade Just a Change, está a trabalhar em estreita articulação com os serviços da Segurança Social, a Autoridade Nacional de Protecção Civil e as Câmaras Municipais e Misericórdias de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Sertã e Penela.

Para a intervenção local dos trabalhos, foi nomeada uma Comissão Executiva que conta com os provedores das localidades e dos presidentes dos secretariados regionais da UMP de Leiria e Coimbra.

"Face ao impacto desta tragédia", a UMP vai também apoiar a Administração Regional de Saúde Centro, através da mobilização de especialistas de saúde, como psicólogos, médicos e enfermeiros, para darem resposta imediata às necessidades da população.

O incêndio que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra e por Penela.

Este fogo, juntamente com outro que deflagrou no mesmo dia em Góis, que alastrou a Arganil, terão afetado aproximadamente 500 habitações, 169 de primeira habitação, 205 de segunda e 117 já devolutas.

Quase 50 empresas foram também afetadas, assim como os empregos de 372 pessoas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.