NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Bactéria foi identificada numa doente com patologia crónica imunodeprimida. A paciente esteve internada nos serviços de Ortopedia e de Nefrologia, nos pisos 8.º e 6.º, que, entretanto, foram contaminados.
Dois pisos do Hospital Central do Funchal estão parcialmente isolados e de quarentena devido a uma bactéria identificada numa doente com patologia crónica imunodeprimida, informou esta quinta-feira o Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM).
A paciente esteve internada nos serviços de Ortopedia e de Nefrologia, nos pisos 8.º (poente) e 6.º (nascente), que, entretanto, foram contaminados.
"Após o diagnóstico desta situação, foram tomadas as medidas de isolamento/quarentena nos serviços existentes nesses pisos (Ortopedia, Nefrologia e Urologia)", indica o SESARAM em comunicado, depois de o Diário de Notícias da Madeira ter divulgado o caso.
A autoridade de saúde realça que durante este período decorre o rastreio de todos os utentes internados nos três serviços, num total de 58 doentes.
A bactéria é a Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC) e a doente portadora tem historial de internamento prolongado em diferentes unidades hospitalares fora da Região Autónoma da Madeira.
"Assim, foi decidido não haver novas admissões de doentes nos pisos em causa e estão a ser implementadas as medidas de segurança e controlo de infeção, de forma a minimizar os efeitos junto dos utentes internados e dos profissionais", refere o comunicado.
O SESARAM indica, por outro lado, que de acordo com as medidas de segurança recomendadas, as visitas estarão limitadas a um visitante por doente, com um período de permanência máximo de 30 minutos.
"A segurança dos profissionais e visitantes está salvaguardada através do cumprimento das medidas de proteção estipuladas", adianta o comunicado, vincando que nos últimos anos aconteceram "vários casos" de KPC no país.
O SESARAM até ao momento nunca tinha registado uma bactéria desta estirpe.
Dois pisos do Hospital do Funchal de quarentena devido a infeção por bactéria
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Num mundo incerto e em permanente mudança, onde a globalização e a tecnologia redefinem o modo de conceber e fazer justiça, as associações e sindicatos de magistrados são mais do que estruturas representativas. São essenciais à vitalidade da democracia.
Só espero que, tal como aconteceu em 2019, os portugueses e as portuguesas punam severamente aqueles e aquelas que, cinicamente e com um total desrespeito pela dor e o sofrimento dos sobreviventes e dos familiares dos falecidos, assumem essas atitudes indignas e repulsivas.