Sábado – Pense por si

Dois detidos na terceira noite de protestos violentos

Diogo Barreto
Diogo Barreto 23 de outubro de 2024 às 23:30
As mais lidas

Repórters Pedro Mourinho e Carlos Rodrigues Lima testemunham tensão vivida no Bairro do Zambujal.

Duas pessoas foram detidas na Pontinha ao início da noite desta quarta-feira. Os dois homens foram detidos quando se preparavam para provocar incêndios e foram apanhados pelas autoridades na terceira noite de tumulto na sequência da morte de Odair Moniz, que morreu na segunda-feira, baleado por um agente da PSP

Medialivre

A tarde foi tranquila no Bairro do Zambujal, em Alfragide, mas ao início da noite jornalistas e polícias começaram a ser alvo de arremessos de pedras, petardos, garrafas e outros objetos. As equipas de jornalistas presentes foram forçadas a sair do interior do bairro, tendo uma viatura de um meio de comunicação ficado danificado. 

"Não há cenas como aqueles que se viveram ontem e o silêncio é apenas perturbado com o lançamento de petardos de dez em dez minutos, ou de meia em meia hora", relatou o jornalista Pedro Moutinho, do Canal Now. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.