Sábado – Pense por si

Dívida pública ameaça pensões

SÁBADO
SÁBADO 23 de dezembro de 2018 às 12:05

O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social aplicou 72,4% dos quase 15,8 mil milhões de euros de património em dívida pública.

O Ministério da Segurança Social está a colocar em risco o pagamento futuro das pensões devido à concentração do investimento do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) em dívida pública portuguesa: segundo o parecer do Tribunal de Contas (TdC) à Conta Geral do Estado de 2017, do património total de 15,76 mil milhões de euros, o FEFSS, responsável pela gestão das verbas destinadas ao pagamento futuro das pensões tem mais de 11,4 mil milhões de euros, correspondentes a 72,4% do valor total, investidos em dívida pública nacional.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.