A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta em relação ao artigo "O assalto do IRA ao Parlamento".
Publicou a revista Sábado que V. Exa. dirige, na página 42 da edição de 5 de novembro de 2025, a notícia com o título “O ASSALTO DO IRA AO PARLAMENTO”, assinada pelos jornalistas Alexandre R. Malhado e João Amaral Santos, com chamada de destaque na primeira página.
Não obstante os esclarecimentos prestados ao jornalista Diogo Barreto no dia 28 de outubro, o artigo em causa contém afirmações incorretas sobre procedimentos atribuídos à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que importa, por isso, esclarecer e corrigir. Nomeadamente que a ANEPC “deu autorização ao grupo para utilizar luzes de marcha urgente para resgatar animais, equiparando-o a bombeiros, polícias e militares”.
Assim, ao abrigo do Direito de Resposta, previsto na Lei da Imprensa, solicita-se a publicação dos seguintes esclarecimentos com o mesmo relevo da notícia aqui citada:
1. A ANEPC concedeu o reconhecimento ã Associação NIRA — Núcleo de Intervenção e Resgate Animal - como Organização de Voluntariado de Proteção Civil (OVPC), nos termos do n.° 1 do artigo 5.° da Portaria n.° 91/2017, de 2 de março. Este reconhecimento é válido até 1 de outubro de 2026, conforme o disposto no n.° 1 do artigo 6.° da mesma Portaria.
2. Cumpre salientar que, o reconhecimento como OVPC não confere à entidade qualquer estatuto de “entidade de proteção e socorro”, conceito que, aliás, não é reconhecido por esta Autoridade Nacional, nem possui enquadramento legal na Lei de Bases da Proteção Civil.
3. Importa ainda referir que, nos termos do n.° 2 do artigo 12.° da referida Portaria, “Os veículos a utilizar pelas OVPC não podem ser confundíveis com os veículos usados pelos serviços de proteção civil, bombeiros, forças armadas, forças e serviços de segurança, serviços de emergência médica e estrutura operacional da ANPC, nomeadamente em termos de forma ou padrão de cor, símbolos e outras marcas.” Do mesmo modo, cumpre esclarecer, e reforçar, que não compete à ANEPC avaliar e decidir quem pode usar estes avisadores especiais.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ainda acham que a receita com que deixaram dois partidos moribundos é que deve guiar quem venha apanhar os cacos. A humildade em política anda muito subvalorizada.
André Ventura, à nossa escala, é um sucesso de bilheteira – e as televisões sabem disso. Razão pela qual o abominam (em directo) e o adoram (em privado) porque the show must go on.
A propósito da notícia recente, terrível, assustadora: “Web Summit alerta para falta de 'slots' para jatos privados em Lisboa e desvia alguns aviões para Espanha.” Este alerta da web summit, (ligaram as sirenes?) no meio de tanta dificuldade económica de tanta gente, é assombroso.