Publicação mostrava três pessoas negras com o braço levantado e com a frase "A Sida não acabou". DGS nega ter praticado discriminação.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou qualquer "discriminação seja por que motivo for", depois de comentários de desagrado, alegando que se limitou a publicar uma imagem da ONUSIDA sobre o Dia Internacional da Luta Contra a Sida.
Logo da DGSPedro Catarino
"A DGS rejeita discriminação seja por que motivo for, designadamente, sexo, raça, cor, origem étnica ou social ou outros", de acordo com a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, adiantou a autoridade de saúde à agência Lusa.
Em causa está uma publicação que a DGS fez este domingo nas suas redes sociais de uma imagem da disponibilizada pela ONUSIDA, no âmbito do Dia Internacional da Luta contra a Sida, e que apresenta três pessoas negras com o braço levantado e com a frase "A Sida não acabou" e que mereceu vários comentários de desagrado.
"A DGS, por ocasião do Dia Mundial da Sida, partilhou este domingo uma imagem produzida e disponibilizada pela ONUSIDA para o Dia Internacional da Luta contra a Sida, com a devida tradução em português. A mesma foi partilhada com parceiros comunitários e por alguns igualmente divulgada", adiantou.
Dia Mundial da SIDA alerta: ainda há caminho para erradicar a doença até 2030
Durante o dia, a DGS substituiu a imagem que tinha publicado pelo `post´ original da ONUSIDA com a mesma mensagem, mas em inglês (Aids is not over), alegando que assim pretendia contribuir para a perceção da mensagem e da sua origem e "sempre em pleno respeito pelos direitos humanos".
Segundo referiu, a imagem da campanha pretende alertar que a Sida "ainda não acabou e que há um caminho a percorrer, em todo o mundo, para mitigar os riscos e alcançar" a meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de acabar com a SIDA até 2030.
DGS publicou (e apagou) cartaz contra a sida considerado racista
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A literacia mediática e digital da maior parte da população não lhe permite saber que os seus dados são usados e para quê, menos ainda que as fotos que inocentemente publica são transformadas em lições para melhorar a inteligência artificial.
Infelizmente existe um risco real de que não apenas a Democracia, o Estado de Direito e os direitos humanos poderão vir a desaparecer da face da Terra, como também que o mesmo aconteça com a Vida Humana.