NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O termo de responsabilidade que está a ser entregue aos desportistas e pais passa a especificar que os testes autorizados são no âmbito da infeção pelo SARS-CoV-2.
O termo de responsabilidade que está a ser entregue aos desportistas e pais já foi corrigido, para especificar que os testes autorizados são no âmbito da infeção pelo novo coronavírus, informou hoje a diretora-geral da Saúde.
Na quinta-feira, a Lusa noticiou que os desportistas e pais de menores que fazem desportos coletivos estavam a receber um documento para assinar que permitia aos clubes realizarem "todos os testes e exames laboratoriais" que pretendam, sem especificar serem no âmbito da covid-19.
Segundo Graça Freitas, o documento foi produzido na sequência de um conjunto de orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para o regresso aos treinos e competições dos desportos coletivos federados no contexto da pandemia da covid-19 e, por isso, essa especificação estaria implícita.
No ponto em causa do termo de responsabilidade que estava a ser distribuído pelos atletas lia-se apenas: "Aceito submeter-me a todos os testes e exames laboratoriais determinados pela equipa médica do meu clube, federação ou pelas Autoridades de Saúde".
A frase já foi, no entanto, corrigida, segundo adiantou a diretora-geral durante a conferência de imprensa regular sobre a situação epidemiológica em Portugal, para especificar que os testes e exames autorizados são apenas aqueles relacionados com a covid-19.
"Vamos tornar mais específico que os testes que estão a ser autorizados são única e exclusivamente no âmbito da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 que provoca a doença covid-19", disse Graça Freitas, corrigindo depois que essa alteração já foi feita, "para que não restem dúvidas".
No termo de responsabilidade, os atletas comprometem-se ainda a cumprir as medidas de prevenção e controlo da infeção por SARS-CoV-2, bem como o risco de contágio durante a prática desportiva, quer durante os treinos quer em contexto de competições.
O documento pode ser assinado pelos próprios atletas ou pelos encarregados de educação, quando estes são menores de idade.
Portugal regista hoje mais quatro mortes e 406 novos casos de infeção por covid-19, em relação a quinta-feira, segundo o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim, desde o início da pandemia até hoje registam-se 59.457 casos de infeção confirmados e 1.833 mortes.
DGS corrigiu documento que autorizava "todos os testes" a atletas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."