O secretário de Estado da Energia sublinhou que o Governo pretende dar um contributo para que possa "haver uma transição energética mais rápida".
O desconto no preço da energia eléctrica utilizada no abastecimento de autocarros e camiões do lixo municipais visa uma "transição energética mais rápida", incentivando a substituição de veículos consumidores de combustíveis fósseis, disse hoje o secretário de Estado da Energia.
Foi publicado hoje em Diário da República um decreto-lei que cria um incentivo destinado a promover a renovação da frota afecta ao serviço público, municipal ou intermunicipal, de transporte público de passageiros e ou de gestão de resíduos urbanos, substituindo veículos consumidores de combustíveis fósseis por veículos eléctricos sem emissões, bem como incentivar a instalação de centros electroprodutores de fonte renovável que abasteçam a frota automóvel de veículos eléctricos afectos às autarquias.
"Com a conjugação destes dois mecanismos de incentivo à transição para veículos rodoviários eléctricos e de aumento da produção de energia de fonte renovável, é possível atingir os objectivos com que o Governo se comprometeu em matéria de descarbonização", afirma o Governo, na exposição de motivos do diploma.
Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, sublinhou que o Governo pretende dar um contributo para que possa "haver uma transição energética mais rápida", através de um incentivo.
Segundo o governante, este diploma "procura responder a uma necessidade que existia", nomeadamente nas situações em que os transportes públicos alimentados por electricidade renovável, produzida no próprio município, tinham pontos de fornecimento e carregamento diferentes.
"Tínhamos uma dificuldade como é que isso se fazia, quando os painéis estão instalados num local e o local de carregamento é outro significa que é preciso utilizar a rede para transportar a energia. Aquilo que se estabelece nesta questão é que haja um incentivo para que esse custo seja muito mais reduzido", disse Jorge Seguro Sanches.
Tendo em consideração o objectivo da descarbonização da economia, e tendo em conta que o sector dos transportes rodoviários contribui para um elevado consumo de combustíveis fósseis, com as consequentes emissões de gases com efeito estufa, o Governo pretende incentivar a progressiva transição de veículos movidos a combustíveis fósseis para veículos movidos a energia eléctrica, pode ler-se no decreto.
O regime previsto no decreto-lei caduca em 31 de Dezembro de 2025.
Este diploma tinha sido aprovado no Conselho de Ministros de 4 de Janeiro.
Desconto no preço da energia nos transportes municipais visa substituição de veículos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.