Seis vítimas são francesas, duas portuguesas, duas alemãs e uma brasileira. Duas pessoas estão feridas com gravidade.
Onze pessoas ficaram feridas esta quarta-feira na sequência de uma derrocada na Levada do Caldeirão Verde, no concelho de Santana, no norte da Madeira. Dois dos feridos são graves, segundo um balanço final da Proteção Civil.
De acordo com o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, José Dias, seis vítimas são francesas, duas portuguesas, duas alemãs e uma brasileira.
Em conferência de imprensa no Funchal, o responsável adiantou que as duas vítimas graves, uma portuguesa e outra francesa, foram encaminhadas para o Hospital do Funchal e as restantes para o Centro de Saúde de Santana.
O balanço anterior, realizado por fonte do Governo Regional da Madeira, apontava para, pelo menos, seis feridos.
O acidente ocorreu às 13h57, tendo a operação de salvamento envolvido 19 viaturas, um helicóptero e 70 operacionais de várias corporações de bombeiros e forças de segurança.
"Não tivemos nenhuma morte, nem ninguém soterrado", disse, por seu lado, o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, que indicou que as duas pessoas transportadas para o Hospital do Funchal encontram-se em estado de "gravidade elevada".
O secretário regional adiantou que a doente com uma lesão mais grave, nomeadamente a amputação de um membro superior, foi encaminhada para o Bloco Operatório do Hospital do Funchal e que a outra vítima atingida também com gravidade, designadamente um traumatismo crânio encefálico seguiu para a Unidade de Cuidados Intensivos.
Realçou ainda o acompanhamento de cuidados psicológicos e apoio na tradução aos familiares das vítimas.
O secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, salientou, por seu lado, que a orografia da Madeira predispõe-se a acidentes desta natureza.
"Qualquer atividade ao ar livre incorpora um risco, aquele trilho é recomendado e foi intervencionado já este ano, teve varandins novos, pisos melhorados, este tipo de circunstâncias é imprevisível e nada tem a ver com aquilo que, nós, o homem, pode dominar sobre a situação", observou.
A derrocada ocorreu cerca das 14:00 junto à lagoa do Caldeirão Verde, por onde passa uma levada que tem uma extensão de 6,5 quilómetros e um tempo médio de percurso de cinco horas e meia, sendo muito procurada por turistas.
A queda de pedras atingiu os caminhantes num momento em que estavam a descansar.
A levada do Caldeirão tem início e fim no Parque Florestal das Queimadas e oferece ao caminhante vistas da orografia do interior da ilha, a uma altitude de 990 metros.
O trilho será encerrado para avaliação.
Derrocada em trilho na Madeira provocou 11 feridos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.