Sábado – Pense por si

Deputados aprovam audição urgente dos trabalhadores dos CTT

20 de dezembro de 2017 às 14:45
As mais lidas

Os deputados da comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social aprovaram hoje por unanimidade a audição urgente dos representantes dos trabalhadores e da administração dos CTT -- Correios de Portugal.

Os deputados da comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social aprovaram hoje por unanimidade a audição urgente dos representantes dos trabalhadores e da administração dos CTT - Correios de Portugal.

O requerimento para a audição foi feito pelo Partido Socialista (PS) e aprovado hoje por todos os grupos parlamentares, havendo a possibilidade de uma das audições - aos representantes dos trabalhadores - acontecer já esta quinta-feira, 21 de Dezembro.

A audição será em específico sobre a situação laboral nos CTT, perante o anúncio de saída de cerca de 800 trabalhadores em três anos, no âmbito do plano de reestruturação da empresa.

Para o PS, o anúncio "é manifestamente contraditório com a necessidade de reforçar a estrutura dos CTT, para prestar o serviço público que está contratualizado com o Estado", disse o deputado, segundo o qual os CTT "prestam mal o serviço público".

A aprovação aconteceu pouco antes do início do último debate quinzenal deste ano - que tem início hoje às 15:00 - estando a abertura a cargo do BE, que vai levar ao Parlamento a "situação preocupante dos CTT".

Em antecipação à agência Lusa, fonte oficial do BE justificou que "à degradação do serviço prestado junta-se agora o anúncio de encerramento de lojas e balcões, venda de património e despedimento de 1.000 trabalhadores até 2020 sem que se conheça o instrumento legal que a empresa pretende utilizar para o efeito".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.