Sábado – Pense por si

Depressão Etienne leva chuva, vento e agitação marítima aos Açores

A depressão Etienne deverá centrar-se a 330 quilómetros a sudoeste da ilha das Flores. Grupos ocidental e central deverão ser os mais afectados.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou hoje que "uma depressão em fase de cavamento, com um sistema frontal associado, deverá agravar o estado do tempo" em todas as ilhas dos Açores já na próxima madrugada.

A depressão, de nome Etienne, deverá centrar-se a 330 quilómetros a sudoeste da ilha das Flores e deverá provocar uma "aumento significativo da intensidade do vento e da agitação marítima", além de uma "forte precipitação", em concreto nas ilhas dos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial).

É esperado, para o grupo ocidental, a partir das 9h00 de segunda-feira, "vento forte com rajadas que irão intensificando, podendo atingir os 120 km/h durante a tarde", além de "ondas de sudoeste passando a noroeste que poderão atingir os sete metros de altura significativa".

Para o grupo central, diz o IPMA, a partir desta madrugada haverá já "precipitação forte, que poderá ser acompanhada de trovoadas", com o vento a poder atingir rajadas na ordem dos 100 km/h ao longo do dia e as ondas a chegarem aos nove metros de altura.

O grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) "será o que menos sentirá os efeitos da depressão Etienne, prevendo-se apenas a ocorrência de precipitação por vezes forte" e eventualmente trovoada.

Para o grupo central dos Açores foi emitido um alerta laranja para agitação marítima entre as 12h00 e as 21h00 de segunda-feira, e de precipitação entre as 3h00 e as 12h00 também de segunda-feira, ao passo que no grupo ocidental foi emitido também um alerta laranja, mas para o vento, entre as 15h00 e as 21h00.

O aviso laranja é o terceiro numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.