"Uma das nossas utentes faleceu, na sexta-feira, no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), para onde tinha sido transportada", explicou este sábado à agência Lusa o provedor da Misericórdia, João Penetra, sem precisar a idade da vítima.
Uma idosa que se encontrava no hospital de Évora é a primeira vítima mortal do surto de covid-19 no Lar da Misericórdia de Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo (Évora), que já infetou 71 pessoas.
"Uma das nossas utentes faleceu, na sexta-feira, no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), para onde tinha sido transportada", explicou este sábado à agência Lusa o provedor da Misericórdia, João Penetra, sem precisar a idade da vítima.
Segundo o responsável, o surto na instituição da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 contabiliza um total de 71 casos, 69 deles infeções ativas, entre utentes e trabalhadores, o óbito e uma trabalhadora já recuperada.
Atualmente, dos mais de 100 utentes desta estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI), há "48 infetados", sendo que "46 estão no lar e dois no hospital, um deles internado por outras patologias", indicou.
E, dos quase 100 funcionários existentes no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas, "20 estão infetados", tendo o vírus que provoca a covid-19 sido detetado igualmente "numa jovem voluntária, que teve sintomas e foi testada", adiantou.
Os funcionários infetados estão de quarentena em casa e os utentes permanecem no lar, separados dos que não estão infetados.
Além disso, "há nove funcionários em isolamento profilático, porque contactaram com outros infetados, e três de baixa", disse o provedor, realçando que elementos das brigadas de intervenção rápida da Cruz Vermelha e Segurança Social estão na instituição a auxiliar os trabalhadores que se mantêm de serviço.
"O trabalho já começa a ser muito complicado e as pessoas estão a começar a ficar exaustas, incluindo as que nos vieram ajudar", destacou João Penetra, acrescentando que a Santa casa aguarda a chegada, em princípio este fim de semana, de trabalhadores de "duas empresas provadas contratadas".
Num comunicado publicado na sua página na rede social Facebook, já esta madrugada, a Misericórdia relatou que, "devido à manifesta falta de pessoal a trabalhar torna-se impossível atender telefonemas de familiares que querem falar com os utentes".
"Pedimos muita compreensão para este facto. Neste momento o mais importante é manter a vida dos nossos utentes, dando-lhes todos os cuidados. A monitorização permanente de sinais vitais é de toda a importância para poder tratar das pessoas que mais precisam", pode ler-se na informação, assinada pelo provedor.
Devido ao surto, a Misericórdia de Alcáçovas encerrou os serviços destinados à infância, que incluem uma creche, centro de atividades de tempos livres e oficina das artes.
De acordo com João Penetra, este surto terá tido origem num enfermeiro prestador de serviços no lar e que ficou infetado, tendo os testes a utentes e funcionários sido realizados no dia 07, após o que foram detetados os primeiros casos.
Portugal contabiliza pelo menos 6.478 mortos associados à covid-19 em 391.782 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Covid-19: Surto no lar da Misericórdia de Alcáçovas com primeira morte
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres