Sábado – Pense por si

Covid-19: Oito colaboradores da Câmara de Paços de Ferreira estão infetados

O presidente Humberto Brito é uma das pessoas infetadas com covid-19 na Câmara de Paços de Ferreira.

A Câmara de Paços de Ferreira informou hoje que oito colaboradores da autarquia estão infetados com o novo coronavírus, havendo outros que serão submetidos a novos testes por indicação da autoridade de saúde.

Em comunicado, a autarquia refere que todos os colaboradores que exercem funções nos Paços do Concelho foram submetidos, na quarta-feira, ao teste, depois de na terça-feira se ter verificado que um funcionário estava com covid-19.

Os resultados apuraram, entretanto, mais sete casos positivos.

O presidente Humberto Brito é uma das pessoas infetadas com covid-19 na Câmara de Paços de Ferreira, de acordo com uma mensagem que dirigiu aos munícipes, na quarta-feira, através de uma rede social.

A câmara assinala que os colaboradores infetados se encontram em isolamento e "o estado de saúde de todos é considerado estável".

Os demais funcionários, cujos testes foram negativos, estão a ser contactados pelos serviços da câmara municipal.

"A rápida decisão tomada pelo Executivo Municipal, em submeter todos os colaboradores da câmara municipal a teste Covid-19, permitiu identificar estes casos positivos e travar, de imediato, uma eventual propagação", assinala no comunicado.

Os Paços do Concelho foram sujeitos a desinfeção, encontrando-se atualmente encerrados, não sendo permitida a entrada a nenhum colaborador. Todos os funcionários estão confinados às suas residências, em isolamento profilático.

A câmara municipal só reabrirá após autorização da autoridade de saúde.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 549 mil mortos, incluindo 1.644 em Portugal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.