NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
rA comunidade do Margaçal é a segunda do concelho de Moura com casos de infeção pelo novo coronavírus.
O número de pessoas infetadas com o novo coronavírus responsável pelacovid-19na comunidade residente no sítio do Margaçal, em Moura (Beja), subiu para sete, disse hoje à agência Lusa o coordenador do serviço municipal de proteção civil.
Depois de ter sido confirmada na segunda-feira a infeção numa mulher da comunidade, foram feitos na quarta-feira testes aos restantes 13 residentes, "dos quais resultaram mais seis casos positivos, quatro negativos e três inconclusivos", precisou o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura (SMPCM) Diogo Saraiva.
Segundo o responsável, a mulher, de 51 anos, o primeiro caso de infeção confirmado no Margaçal, foi internada na terça-feira no hospital de Beja, "após avaliação do quadro clínico" e "devido ao agravamento da sintomatologia".
"Desde a primeira hora" que o SMPCM e as autoridades de saúde locais "colocaram em vigilância ativa" a comunidade residente no sítio, localizado no troço da Estrada Nacional 255 que liga a cidade de Moura e a vila de Pias, no distrito de Beja.
A comunidade do Margaçal "mantém-se em confinamento", o que "está a ser garantido pela GNR", junto com "a segurança do espaço", e o Centro de Saúde de Moura "está a acompanhar a evolução do estado clínico dos doentes", refere o SMPCM.
O Serviço de Ação Social da câmara está "a prestar todo o apoio necessário" à comunidade, "nomeadamente no acesso aos bens de primeira necessidade e medicamentos", referiu.
A comunidade do Margaçal é a segunda do concelho de Moura com casos de infeção pelo novo coronavírus, depois do bairro Espadanal, na periferia da cidade, onde foram confirmados 32 casos de covid-19 entre os 59 moradores.
Também os residentes no Espadanal estão em confinamento obrigatório e não podem sair do bairro, que está a ser vigiado pela GNR, e a câmara está a assegurar-lhes o acesso a alimentação, a medicação e a bens essenciais, disse Diogo Saraiva.
No Alentejo, há 181 casos de infeção confirmados e registo de um morto associado à covid-19, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal contabiliza 820 mortos associados à covid-19 em 22.353 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da DGS sobre a pandemia.
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 183 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Covid-19: Número de infetados em comunidade de Moura sobe para sete
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.