NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Imã Abdul Gafar garante que os entre 30 a 40 pedidos de ajuda que recebe diariamente são na maioria de "pessoas que passam muito mal".
Amesquita da Amadoratem recebido entre 30 a 40 pedidos diários de ajuda alimentar, de famílias que vivem "à luz de velas" e "passam muitas dificuldades" e diz que vai continuar a prestar apoio durante a pandemia.
"São pessoas que passam muito muitas dificuldades. Há famílias de quatro pessoas - marido, mulher e dois filhos -- a viverem num quarto. Há casas sem luz e pessoas a viverem à luz de velas", disse à agência Lusa o imã Abdul Gafar.
O responsável por aquela mesquita do distrito de Lisboa falava à Lusa na sequência dos incidentes que ocorreram na quarta-feira num posto da mesquita da Amadora.
Num retrato das situações que chegam à mesquita, o imã Abdul Gafar disse que os entre 30 a 40 pedidos de ajuda que recebe diariamente são na maioria de "pessoas que passam muito mal".
Segundo o responsável, os homens em questão trabalham sobretudo na construção civil e as mulheres nas limpezas.
"São pessoas que passam muitas dificuldades. Nós tentámos sempre dar o nosso máximo para podermos chegar a todos", referiu, acrescentando que conhece as situações porque já esteve em "casa de muitas delas".
E reiterou que há casos de famílias de quatro pessoas a viverem num quarto e de casas sem luz elétrica.
Todos os anos, durante o Ramadão, a mesquita da Amadora faz uma recolha de fundos para comprar bens alimentares para oferecer às famílias mais carenciadas.
Referindo-se à situação que ocorreu na quarta-feira junto a um posto da mesquita, que juntou cerca de 200 pessoas sem cumprir as regras de distanciamento social impostas pelo Governo e que levou à intervenção da PSP, disse ter sido uma surpresa.
"Deparámo-nos com uma multidão de gente à porta da mesquita. Estavam cerca de 40/50 pessoas desde manhã. Não estávamos à espera [das 200 pessoas], mas sabíamos que a necessidade era muita", observou.
Contactada pela Lusa, fonte do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP disse que o alerta foi dado às 14:54, tendo a PSP da Amadora e a Polícia Municipal ido ao local, na Avenida Gago Coutinho, para controlar a situação.
Também em declarações à agência Lusa, o sheik David Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa, explicou que o que aconteceu resultou da "boa vontade de pessoas que frequentam aquela mesquita em ajudar a população em geral"
"É normal no mês do Ramadão os muçulmanos ajudarem os mais carenciados. Independentemente da religião. Ontem [quarta-feira] vieram muitos não muçulmanos e receberam o rancho", disse, acrescentando que foram ao local pessoas de outras localidades, como Sintra "porque ouviram falar".
Segundo o sheik Munir, a distribuição dos bens este ano é diferente por causa da covid-19, lembrando que tem de haver "um distanciamento e um número mais limitado" de pessoas juntas, havendo "mais restrições do que nos anos anteriores".
De acordo com fonte da Câmara da Amadora, a autarquia "foi apanhada de forma de surpresa", com a situação.
A mesquita foi igualmente contactada e explicaram que, "a haver nova distribuição terá de ser feita em outros moldes articulando com as entidades do concelho de forma a garantir a privacidade e segurança de cada um".
Fonte da Câmara da Amadora revelou ainda que desde o início da ativação do Plano Municipal de Emergência a 19 de março, e com dados relativos até final de abril, a linha de apoio social recebeu 1.007 chamadas com pedidos de ajuda.
Foram até então fornecidas 5.054 refeições em regime de 'take-away' para alunos das escolas do município com escalões A e B, tendo também sido entregues 180 refeições a agregados infetados com a covid-19.
Covid-19: Mesquita da Amadora ajuda pessoas que ainda "vivem à luz de velas"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.