Profissional do Serviço Regional de Saúde não exerce funções desde 1 de outubro e encontra-se em isolamento.
A Madeira identificou o primeiro profissional do Serviço Regional de Saúde infetado com covid-19, que não exerce funções desde 01 de outubro e que se encontra em isolamento, foi hoje anunciado.
"O caso positivo identificado hoje pelas autoridades de saúde é um profissional de saúde do Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM)", lê-se numa nota divulgada pelo Instituto de Administração da Saúde, (IASaúde), hoje divulgada.
Este é o primeiro caso positivo de covid-19 de um profissional de saúde notificado na Madeira.
A situação foi referida hoje pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, quando confrontado pela comunicação social sobre o caso de um médico infetado com covid-19, à margem da cerimónia de integração de novos enfermeiros, que decorreu no hospital do Funchal.
"Não tenho nenhuma confirmação, mas aquilo que me disseram é que é uma situação que foi detetada à chegada (ao aeroporto)", disse o governante.
A mesma informação distribuída pelo IASaúde refere que "a vigilância epidemiológica" deste caso "está a decorrer e já permitiu concluir que o profissional em causa não está ao serviço desde o dia 01 de outubro".
"Desde essa data, o profissional em causa ausentou-se da Região Autónoma da Madeira e no regresso foi testado no Centro de Rastreio do Aeroporto Internacional da Madeira", pode ler-se no documento.
Desde que regressou à região, "o profissional de saúde tem-se mantido em isolamento e está em plena articulação com as autoridades de saúde".
O IASaúde destaca a "importância da validação prévia da informação junto das fontes institucionais de forma a evitar o alarmismo junto da população".
Também aponta que, juntamente com a divulgação do boletim epidemiológico diário da covid-19 no arquipélago, ao final do dia, "será emitida a informação oficial" sobre este caso.
De acordo com os dados revelados na terça-feira pela autoridade regional de saúde, a Madeira registava 73 situações ativas, 15 casos suspeitos e dois recuperados, num total cumulativo de 247 situações confirmadas.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e cinquenta e um mil mortos e mais de 35,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.040 pessoas dos 81.256 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.
Covid-19: Madeira regista primeiro caso positivo de um profissional de saúde
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.