Presidente da Câmara estima que serão feitos cerca de 400 testes, número calculado em função do número de funcionários e professores necessários para a reabertura das escolas.
A Câmara de Vila Nova de Gaia vai realizar testes a professores e funcionários das escolas que terão de reabrir a 18 de maio para aulas presenciais do 11.º e 12.º anos de escolaridade, indicou, esta segunda-feira, o presidente.
Eduardo Vítor Rodrigues estima que serão feitos cerca de 400 testes, número calculado em função do número de funcionários e professores necessários para a reabertura das escolas.
Quanto a alunos, a decisão sobre se serão testados ou não à covid-19 será tomada após uma reunião com os agrupamentos de escolas agendada para quarta-feira e, garantiu o autarca, "terá em conta a opinião e autorização dos encarregados de educação".
O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia falava aos jornalistas no final de uma reunião de câmara que decorreu por videoconferência devido à atual crise pandémica, na qual revelou fez um ponto de situação aos "mais de 2.000 testes" feitos em lares a utentes, funcionários e dirigentes.
Os testes revelaram cerca de 100 resultados positivos, sendo que os "casos mais complicados" que constituirão "focos, mas estão atualmente controlados", disse o autarca, são o do Lar de Santa Isabel, em Mafamude, com 51 casos e o do Centro Social de Oliveira do Douro com 56.
O concelho de Vila Nova de Gaia tem no total 59 lares públicos e privados.
Hoje Eduardo Vítor Rodrigues também fez um ponto de situação sobre as medidas em matéria de empréstimo e distribuição de material informático para apoio aos alunos atualmente em telescola.
De acordo com o autarca, "foram ou estão a ser distribuídos" 400 computadores, 200 equipamentos de acesso à Internet e 1.000 'tablets'.
E numa altura em que o país começou o desconfinamento com a passagem do estado de emergência para o estado de calamidade e com a reabertura de vários serviços e comércio, Eduardo Vítor Rodrigues indicou, aos jornalistas, que sobre as grandes superfícies - GaiaShopping, Arrabida Shopping e El Corte Inglês - está "em reuniões" para perceber de forma "clara" o que pretendem fazer em matéria de medidas de prevenção se não prefere, disse, "ser conservador e adiar a reabertura".
Recorde-se que nesta matéria o plano do Governo indica que as grandes superfícies podem reabrir dia 18 de maio por decisão das autarquias ou só a partir de 01 de junho.
Quanto às feiras e mercados municipais, a Câmara de Vila Nova de Gaia vai permitir a reabertura entre 11 e 18 de maio.
"A dos [feira] Carvalhos por exemplo será, à partida, fácil de gerir porque fica entre prédios, conseguiremos criar portões de entrada e de saída para vigilância e controlo do número de pessoas", disse o autarca.
O Parque da Lavandeira será, por sua vez, o primeiro parque público a abrir em Gaia e no dia 11 de maio, mas com lotação máxima de 400 pessoas e obrigatoriedade de uso de máscara, enquanto o Parque Biológico permanecerá fechado uma vez que está a acolher o "Hotel Positivo" na sua hospedaria, ou seja doentes covid-19 sem necessidade de internamento, mas também sem condições de fazer isolamento nas suas casas.
Piscinas, pavilhões e parques infantis permanecerão fechados com Eduardo Vítor Rodrigues a aproveitar para fazer um esclarecimento aos clubes de formação do concelho: "Percebo que nos peçam as instalações e queiram voltar ao ativo, mas de que vale a pena as escolas estarem fechadas e famílias, crianças e jovens estarem a fazer um esforço tão grande e depois existir essa urgência no regresso aos treinos", disse.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Em Portugal, morreram 1.063 pessoas das 25.524 confirmadas como infetadas, e há 1.712 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
Covid-19: Gaia testa professores e funcionários de escolas para aulas do 11º e 12.º anos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.