NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O Governo dos Açores deliberou encerrar a partir de quinta-feira, e até 1 de setembro, as discotecas em São Miguel, sendo que os bares na ilha terão as 22:00 como hora limite de atividade.
O Governo dos Açores deliberou hoje encerrar a partir de quinta-feira, e até 01 de setembro, as discotecas em São Miguel, sendo que os bares na ilha terão as 22:00 como hora limite de atividade, devido à pandemia de covid-19.
O Conselho de Governo esteve hoje reunido, via videoconferência, e, diz nota enviada à imprensa após a reunião, os atuais 27 casos positivos de covid-19 em São Miguel mereceram um reforço de medidas de contenção.
"A situação que inspira maiores cuidados e suscita a necessidade de maior atenção é a relativa à prova da existência de, pelo menos, uma cadeia de transmissão local do vírus SARS-CoV-2, com incidência nos concelhos de Ponta Delgada e Vila Franca do Campo", adianta a nota.
E prossegue o texto: "Da análise realizada pela Autoridade de Saúde Regional constata-se que o universo de indivíduos relacionados com essa cadeia de transmissão local - casos positivos e contactos próximos - tem idades na casa dos 20/30 anos e que os locais de contaminação principais são os espaços recreativos noturnos".
Por outro lado, é ainda referido, "são crescentes as evidências de incumprimento das recomendações de saúde pública emitidas a propósito da pandemia de covid-19, nomeadamente, a existência de aglomerações e ausência de uso de máscara".
Além do encerramento total "de estabelecimentos de bebidas e similares com espaços de dança" e do "encerramento, a partir das 22:00 [locais, mais uma hora em Lisboa], dos bares e outros estabelecimentos de bebidas, com ou sem espetáculo, com ou sem serviço de esplanada", foi definido que, também a partir das 22:00, "os postos de abastecimento de combustíveis podem manter o respetivo funcionamento", mas "exclusivamente para efeitos de venda ao público de combustíveis e abastecimento de veículos".
O Conselho do Governo dos Açores deliberou ainda prorrogar, até às 24:00 de 01 de setembro, a situação de calamidade pública nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial, bem como a situação de alerta nas ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo.
O acompanhamento permanente à evolução da situação epidemiológica "poderá implicar a adoção de novas medidas" de combate à pandemia, acrescenta a nota.
Os Açores contabilizaram até hoje 192 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se, atualmente, 27 casos positivos ativos.
Desde o início da pandemia, foram também registadas na região 16 mortes devido à covid-19.
Covid-19: discotecas encerradas e bares a fechar às 22h em São Miguel
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Foi o facto de se sentir zangado com a atitude da primeira figura do estado, que impulsionou Henrique Gouveia e Melo a se candidatar ao cargo de quem o pôs furioso.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.