Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se este sábado e, por isso, é possível aceder a visitas aos espaços e a exposições virtuais, apresentações, filmes e outras atividades em monumentos e sítios de todo o país.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) celebra-se hoje com dezenas de iniciativas 'online', devido às restrições da pandemia covid-19, sob o tema "Património Partilhado - Culturas Partilhadas, Património Partilhado, Responsabilidade Partilhada".
Anualmente celebrado para sensibilizar para o usufruto consciente e preservação do património, o DIMS envolve monumentos e sítios de todo o país, com uma programação de visitas guiadas, exposições e concertos, mas este ano a presença nos espaços não será possível, pela primeira vez na história do evento.
Mesmo assim, a Direção-Geral do Património Cultural, coordenadora nacional da iniciativa, em colaboração com o ICOMOS Portugal (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), convidou todos os interessados no património a associarem-se a esta celebração através do programa criado 'online'.
"Em poucas semanas, o mundo mudou, mas o nosso envolvimento para com as comunidades e a nossa herança comum permanece inalterado. E este é, realmente, um tempo de partilha, de resistir através da cultura, da união e da imaginação, e o património é, sempre, um fator de identidade, de esperança e de criação", sustenta a DGPC.
O público poderá aceder a visitas aos espaços e a exposições virtuais, apresentações, filmes e outras atividades em monumentos e sítios de todo o país, numa página criada para o efeito, ou pela rede social Facebook.
Há a possibilidade de crianças e famílias acederem a desafios como a pintura da fachada do Mosteiro de Alcobaça, explorar a exposição dedicada ao arquiteto Àlvaro Siza, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, ou ver o documentário "A construção de um símbolo", de Edgar Medina, sobre o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.
Sem sair de casa, também é possível realizar uma visita virtual ao Museu do Douro ou ao Museu Nacional dos Coches, e fazer os percursos pelo património de Viana do Castelo.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado a 18 de abril e visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.
A data foi instituída a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS, associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 1983.
Covid-19: Dia dos Monumentos celebra-se online pela primeira vez
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.