NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, 15 de abril foi o dia com mais testes processados: mais de 12.600, das quais apenas 7,2% deram positivo.
Cerca de 224.000 testes para diagnóstico de covid-19 foram processados desde 01 de março, das quais 10,5% apresentaram resultado positivo, disse hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.
"Mais de 64% destas amostras foram processadas já estes mês", acrescentou o governante durante a conferência de imprensa diária das autoridades de saúde para atualizar a informação sobre a pandemia.
De acordo com o secretário de Estado, 15 de abril foi o dia com mais testes processados: mais de 12.600, das quais apenas 7,2% deram resultado positivo.
"Ultrapassámos a nossa capacidade instalada de 11.000 testes por dia e o aumento do número de testes não se reflete num aumento proporcional de amostras positivas", afirmou.
Esta semana foram distribuídos mais 272.000 testes pelas administrações regionais de saúde e pelas duas regiões autónomas, "mais 8.000 do que inicialmente previsto", referiu Lacerda Sales.
Adiantou ainda que, "em breve", serão distribuídos em Portugal os primeiros 5.000 testes de biologia molecular, que permitem resultados em cerca de 45 minutos ou uma hora.
Estes testes devem ser usados "preferencialmente em ambiente hospitalar", em casos de urgência, de pré-cirurgia ou de tratamentos oncológicos, exemplificou o secretário de Estado.
Relativamente aos ventiladores, António Lacerda Sales disse que, à data de hoje, foi reforçada a capacidade em mais 426 aparelhos, resultantes de encomendas, de doações e empréstimos.
"Desde o início da pandemia foram recuperados 87 ventiladores (já existentes) do Serviço Nacional de Saúde", revelou.
O secretário de Estado afiançou também que o Governo está "a fazer todas as diligências necessárias" para reduzir os atrasos na entrega de ventiladores provenientes do mercado chinês, que se encontra "sob grande pressão".
Neste momento, 65 ventiladores da encomenda de 500 encontram-se na Embaixada de Portugal em Pequim, a aguardar o novo voo da TAP.
"Está prevista a chegada a Portugal no início da próxima semana", estimou.
Sobre a disponibilidade de camas em cuidados intensivos, o secretário de Estado afirmou que há situações muito distintas ao longo do país, existindo cerca de 350 camas de nível 3 de medicina intensiva disponíveis no momento.
Portugal regista 657 mortos associados à covid-19, em 19.022 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 28 mortos e mais 181 casos de infeção.
Das pessoas infetadas, 1.284 estão hospitalizadas, das quais 222 em unidades de cuidados intensivos, e 519 foram dadas como curadas.
O decreto presidencial que prolonga até 02 de maio o estado de emergência iniciado em 19 de março prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".
Covid-19: Cerca de 224 mil testes processados desde 1 de março com 10,5% positivos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.