A diretora-geral de saúde apelou a pessoas que estiveram em contacto com doentes covid-19 para também contactarem a linha SNS 24.
A diretora-geral da Saúde disse hoje que vai haver um reforço da monitorização dos contactos dos doentes decovid-19e apelou aos cidadãos que saibam que estiveram em contacto com um doente que contactem a linha SNS 24.
"Agora que estamos a falar de uma nova fase epidémica terá que haver um reforço da monitorização", disse Graça Freitas, na conferência de imprensa no Ministério da Saúde, em Lisboa.
Segundo a responsável, esse reforço da monitorização será feito com recurso aos métodos tradicionais, em que as autoridades procuram à volta de um caso as pessoas com quem esteve em contacto, mas também com recurso à plataforma 'trace covid', para acompanhamento de doentes com suspeita ou confirmação da doença.
A diretora-geral de saúde apelou ainda a pessoas que estiveram em contacto com doentes covid-19 para também contactarem a linha SNS 24.
"A partir daqui as autoridades de saúde confirmarão a história epidemiológica e se constitui verdadeiro contacto e de alto, médio ou baixo risco", afirmou Graça Freitas.
Segundo a responsável, esta intensificação da vigilância epidemiológica dos casos acontece quando se sabe que com o gradual desconfinamento vão aumentar os contactos entre pessoas pelo que há "risco maior" de contágio do que antes.
Os primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus covid-19 em Portugal foram anunciados há precisamente dois meses, em 02 de março.
Covid-19: Autoridades de saúde vão reforçar monitorização de contactos de doentes
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.