NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
No continente, os infetados com o novo coronavírus que estão em casa passam a ser considerados casos recuperados se, ao fim de 14 dias, tiverem um único teste negativo.
O responsável da Autoridade de Saúde Regional afirmou hoje que os Açores vão manter a necessidade de ter dois testes de diagnóstico negativos para atestar a recuperação de doentes com covid-19.
Tiago Lopes, também diretor regional da Saúde, falava em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, no ponto de situação diário sobre a evolução do surto de covid-19 nos Açores.
No continente, foi hoje anunciado que os infetados com o novo coronavírus que estão em casa passam a ser considerados casos recuperados se, ao fim de 14 dias, tiverem um único teste negativo e se já não tiverem sintomas.
Já os doentes internados em hospitais continuarão a precisar de ter dois testes negativos, com um intervalo de 24 horas, para serem considerados recuperados da covid-19, anunciaram a ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa diária sobre a situação da pandemia do novo coronavírus em Portugal.
Graça Freitas explicou que "os doentes ligeiros, que fiquem no domicílio e que tenham sintomas ligeiros, têm a indicação para fazer um único teste e são considerados recuperados se o teste der negativo", ultrapassados os sintomas.
Questionado sobre o procedimento a adotar nos Açores, o responsável da Autoridade de Saúde Regional explicou que aquela orientação da Direção-Geral da Saúde "irá ser discutida internamente com os restantes elementos do grupo técnico", mas adiantou que "não havendo na região qualquer tipo de problema" no que diz respeito à capacidade de análise ao nível laboratorial "não é por mais uma segunda análise para atestar a negatividade de um possível caso recuperado que iremos deixar de o fazer".
"É uma situação que já se previa essa emanação, mas atendendo à nossa capacidade de diagnostico laboratorial na região penso que não haverá problema de manter aquilo que vigora até ao momento que é a realização de dois testes negativos para atestar o processo de recuperação de um infetado pelo covid-19", sublinhou Tiago Lopes.
O responsável reiterou que as duas unidades laboratoriais da região (em São Miguel e na Terceira) que fazem testes à covid-19 "têm capacidade laboratorial", mas "a região está sempre a planear o presente" para "acautelar o futuro", nomeadamente "uma eventual segunda vaga" do surto.
"Temos uma capacidade neste momento na região que é mais do que suficiente para dar resposta às necessidades no combate ao covid-19. De qualquer das formas, e já antecipando uma eventual segunda vaga do surto, estamos a estudar essa possibilidade de aumentarmos essa capacidade de análise laboratorial", explicou Tiago Lopes.
Os Açores não registaram nas últimas 24 horas casos positivos de covid-19, o que acontece pelo terceiro dia consecutivo.
Até ao momento, já foram detetados na região um total de 138 casos, verificando-se 27 recuperados, nove mortes e 102 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, sendo 76 em São Miguel, quatro na ilha Terceira, cinco na Graciosa, três em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 198 mil mortos e infetou mais de 2,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, morreram 880 pessoas das 23.392 confirmadas como infetadas, e há 1.277 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
Covid-19: Açores vão manter dois testes negativos como critério para recuperação
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?