Autoridade de Saúde dos Açores explicou a infeção foi diagnosticada após a morte da utente de um lar, que tinha 91 anos.
Os Açores registaram, esta quarta-feira, mais uma morte por covid-19, uma mulher de 91 anos, utente de um lar, a quem foi diagnosticada a infeção após a sua morte, informou a Autoridade de Saúde da região.
Eleva-se assim para cinco o número de mortes por covid-19 no arquipélago.
Em comunicado, a Autoridade de Saúde dos Açores explicou que esta utente do lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, em São Miguel, já tinha feito uma primeira análise laboratorial, com resultado negativo para covid-19.
Contudo, "em análise realizada na sequência do falecimento", o resultado foi positivo, acrescenta.
"As 182 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores nas últimas 24 horas revelaram um caso positivo de covid-19 diagnosticado na sequência de óbito", lê-se no comunicado.
Assim, a Autoridade de Saúde indica que, até ao momento, já foram detetados na região um total de 102 casos, verificando-se 10 recuperados, 5 óbitos e 87 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 que causa a doença covid-19, sendo 56 em São Miguel, 6 na ilha Terceira, 4 na Graciosa, 6 em São Jorge, 10 no Pico e 5 no Faial.
Na nota, a Autoridade de Saúde dos Açores sublinha que "as medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social".
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou quase 127 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, morreram 599 pessoas das 18.091 registadas como infetadas.
Relativamente a terça-feira, há mais 32 mortos (+5,6%) e mais 643 casos de infeção (+3,7%).
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa quatro mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.
Covid-19: Açores registam mais uma morte em São Miguel
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Foi o facto de se sentir zangado com a atitude da primeira figura do estado, que impulsionou Henrique Gouveia e Melo a se candidatar ao cargo de quem o pôs furioso.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.