Restaurantes podem ficar abertos até às 22h30 aos fins-de-semana
Os níveis de incidência de novos casos por 100 mil habitantes e o valor do R permitem continuar o desconfinamento na maioria do país. Siga aqui em direto o anúncio do Governo.
O primeiro-ministro apresenta as medidas que vão entrar em vigor a partir deste sábado, dia 1 de maio.
António Costa - apresentação plano de desconfinamento Reuters
O plano desenhado pelo Governo em finais de março prevê que todos os concelhos aptos a evoluir no desconfinamento prevê que a partir de 1 de maio os restaurantes, cafés e pastelarias passam a poder ter seis pessoas por mesa no interior e 10 em esplanada, deixando de ter limitações de horário como as atuais.
Volta também a ser permitida a prática de todas as modalidades desportivas, incluindo as aulas nos ginásios. Os casamentos e batizados passam a ter uma limitação de 50%.
A nível nacional, o R está no 1, no entanto, a taxa de incidência mantém-se muito abaixo do limite dos 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, definido pelo Governo como limiar para avaliar a possibilidade de atrasar desconfinamento.
Ao MinutoAtualizado 29 abr 2021
29 abr 202129 de abril de 2021 às 20:57
Fronteiras reabrem este sábado. Viajantes da Índia em quarentena
As fronteiras vão voltar a abrir este sábado, depois do controlo fronteiriço ter voltado a vigorar desde janeiro. Só havia circulação para determinadas situações. Mas agora deixa de haver, com Espanha, o controlo fronteiriço terrestre.
Assim, as ligações terrestres a Espanha, mas também as fronteiras que permitiam a entrada por outras vias, marítimas, aéreas, têm estado limitadas, mas agora voltam a abrir.
António Costa está a anunciar as novas regras, que vão passar a vigorar este sábado, dia em que o país deixa de estar em Estado de Emergência e passa a estar em situação de calamidade. "Dar o passo em frente", informou o primeiro-ministro.
O primeiro-ministro informou ainda que se mantém a obrigatoriedade de quarentena para quem chegue a Portugal do Brasil, África do Sul, e de alguns países europeus que tenham taxa incidência muito elevada, mas foi alargada essa medida para quem provenha da Índia.
Os supermercados poderão vender bebidas até às 21h, mas continua a proibição de as consumir na via pública e de haver serviço de bebidas nos restaurantes fora das refeições, informou o primeiro-ministro.
"Não é previsível que exista alterações do público voltar aos estádios de futebol até final da presente época", disse ainda o chefe do Governo.
António Costa informa que foi pedido à equipa de Raquel Duarte e de Óscar Felgueiras - que ajudou a preparar as regras de desconfinamento - que prepare um "conjunto de regras para vigorar em todo o país a partir do momento em que toda a população com mais de 60 anos esteja vacinada, o que deverá acontecer no final de maio".
O primeiro-ministro anuncia a abertura das fronteiras terrestres com Espanha. O primeiro-ministro informa que 270 concelhos avançam no desconfinamento.
Restaurantes, cafés e pastelarias passam a poder ter seis pessoas por mesa no interior e 10 em esplanada, mas mantém limitações de horários, devendo fechar às 22h30. No entanto, passam a poder funcionar até esta hora mesmo aos fins-de-semana.
Volta também a ser permitida a prática de todas as modalidades desportivas, incluindo as aulas nos ginásios. Os casamentos e batizados passam a ter uma limitação de 50%.
António Costa: "Os centros comerciais vao estar abertos até às 21h durante a semana e as 19h ao fim-de-semana".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.