Coronavírus. Quem são os conselheiros da ministra da Saúde?

Quem são os conselheiros da ministra da Saúde?
Sara Capelo 14 de março de 2020

Por eles, as escolas não tinham fechado. A lista não está publicada, mas os nomes são na generalidade conhecidos dos portugueses: de Francisco George ao pediatra Gonçalo Cordeiro Ferreira ou o pneumologista Filipe Froes.


Ali por segunda-feira, os portugueses despertaram para o nome de um órgão de saúde de que nunca ouviram falar. O governo estava à espera de um parecer do Conselho Nacional de Saúde Pública sobre o possível encerramento das escolas como medida de contenção do coronavírus. Nesse mesmo dia, houve um parecer do Conselho Nacional de Saúde sobre a situação do coronavírus, mas sem referir a questão das escolas.

Na quarta-feira, finalmente o Conselho Nacional de Saúde Pública deu a sua opinião sobre o tema: o período escolar não deveria ser suspenso, mas a decisão final seria dos técnicos de saúde. Por decisão política, António Costa acabaria por decidir fechar as escolas, em contraciclo com a opinião deste órgão.  

Não é o mesmo, são dois órgãos consultivos
Se o leitor leu as primeiras frases com menos atenção, talvez não se tenha apercebido que, por duas vezes, repetimos a palavra "pública" e noutra vez não o fizemos. Não foi um engano.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais