NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A câmara propôs que, em parceria com as IPSS, fossem realizadas sessões quinzenais de desinfeção em lares, operação que arrancou esta segunda-feira.
A Câmara de Moura (Beja) iniciou hoje trabalhos de desinfeção nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho que possuem valência de lar, devido à pandemia da covid-19, revelou o município.
"Esta medida resultou de um conjunto de reuniões", que tem estado a decorrer, para que o município possa "acompanhar e prestar apoio a estas entidades, face ao momento de emergência que se vive", destacou a autarquia, em comunicado enviado à agência Lusa.
Na mais recente dessas reuniões, que decorreu no sábado, a câmara propôs que, em parceria com as IPSS, fossem realizadas sessões quinzenais de desinfeção em lares, operação que arrancou hoje.
"Estes trabalhos, efetuados por uma empresa do concelho, tiveram início hoje na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e na Moura Salúquia -- Associação de Mulheres do Concelho de Moura".
As instalações do Centro Social de Amareleja vão ser alvo de desinfeção na terça-feira, seguindo-se, na quarta-feira, a ASAI -- Associação Sobralense de Apoio ao Idoso e, na quinta-feira, o Lar de São Francisco, em Moura.
Os trabalhos prosseguem, na sexta-feira, no Lar Casa Divina Providência Maria Auxiliadora, em Safara, rumando, no sábado, à localidade de Santo Aleixo da Restauração, para abrangerem o Centro Paroquial e Social local.
"Nos próximos dias serão agendadas ações em outras IPSS do concelho que, entretanto, responderam positivamente à iniciativa proposta", acrescentou a câmara.
No concelho alentejano de Moura, foram detetados 33 casos positivos de covid-19, dos quais 32 numa comunidade cigana no bairro Espadanal, que o Governo, em comunicado, no domingo, disse já ter sido desinfetado, estando a ser asseguradas às famílias em confinamento as necessidades de alimentação, medicação, receituários e cuidados de saúde.
"O outro caso é o de uma senhora que não faz parte dessa comunidade, mas partilhou a mesma ambulância com o primeiro caso positivo de covid-19 do Espadanal, para fazer hemodiálise em Beja", disse à Lusa fonte da câmara de Moura.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 112 mil mortos e infetou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 535 mortos, mais 31 do que no domingo (+6,2%), e 16.934 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 349 (+2,1%).
No Alentejo, segundo a DGS, há 140 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.
Coronavírus: Câmara de Moura começou desinfeção de lares do concelho
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres