Sábado – Pense por si

Combustíveis: Sindicatos admitem prolongar protesto

Diogo Barreto
Diogo Barreto 17 de abril de 2019 às 11:39

A ANTRAM não está disposta a negociar enquanto se mantiver a greve. O SNMMP vê na greve a única arma para ganhar poder negocial com o Governo. Sindicatos estão de costas voltadas.

Portugal vive uma crise energética devido a uma greve em que os sindicatos não se entendem. De um lado, encontra-se a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), sindicato organizado com décadas de existência e de diálogo com o Governo. Do outro, o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), um sindicato com pouco mais de quatro meses e que se apresentou com um estrondo, sendo responsável pela seca de combustíveis em centenas de bombas espalhadas pelo país. A ANTRAM garante que não negoceia enquanto houver greve. Já oSNMMPnão vê outra alternativa que não negociar durante a greve. E o que separa estas duas estruturas que estão em lados diferentes da barricada? As condições sob as quais devem ser feitas as exigências.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.