Sábado – Pense por si

Combate "decorre bem" em Marvão, apesar da intensidade das chamas

05 de agosto de 2018 às 22:19
As mais lidas

Não há habitações em perigo, nem se registaram danos pessoais até ao final da tarde.

O combate ao incêndio nas encostas do castelo de Marvão, no distrito de Portalegre, estava "a decorrer bem", ao final da tarde de hoje, embora continue a lavrar com intensidade, disse o comandante operacional distrital, Rui Conchinha.

"O combate está a decorrer bem, mas ainda há muito trabalho e os acessos são difíceis", afirmou à agência Lusa o responsável da Protecção Civil, que está a coordenar as operações no terreno, entre a localidade de Portagem e a vila histórica de Marvão.

Segundo Rui Conchinha, não há habitações em perigo, nem se registaram danos pessoais até ao final da tarde.

Numa altura em que os meios aéreos estão a desmobilizar, com o anoitecer, o combate às chamas está a ser assegurado por 235 operacionais, com o apoio de 68 veículos.

O alerta para o incêndio foi dado às 15:29 e durante a tarde o dispositivo foi reforçado, chegando a mobilizar oito meios aéreos, incluindo um espanhol.

Numa zona em que arde mato e pinhal, o trabalho dos bombeiros está a ser dificultado pelo "declive bastante acentuado" do terreno.

A Estrada Nacional (EN) 359, entre Portagem e Marvão, está cortada ao trânsito.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.