Sábado – Pense por si

Circulação interrompida até ao fim da manhã de segunda-feira

02 de abril de 2017 às 20:41
As mais lidas

A Linha do Norte está cortada à circulação ferroviária desde as 18h10 de sábado, devido ao descarrilamento de um comboio de mercadorias

A circulação ferroviária no troço da Linha do Norte entre Pampilhosa e Coimbra vai manter-se interrompida pelo menos até ao final da manhã de segunda-feira, após um descarrilamento no sábado, revelou este domingo a Infraestruturas de Portugal.

A Linha do Norte está cortada à circulação ferroviária desde as 18h10 de sábado, devido ao descarrilamento de um comboio de mercadorias, junto a Adémia, Coimbra, que não causou feridos.

A Infraestruturas de Portugal (IP), empresa que resultou da fusão da REFER com a Estradas de Portugal, informou em comunicado que, "da avaliação já realizada pelos técnicos no local, conclui-se que a desobstrução das vias e intervenção para a reparação dos estragos que permita o restabelecimento da circulação ferroviária se irá prolongar pela noite de domingo [hoje] e, pelo menos, durante a manhã de segunda-feira".

A IP refere que, imediatamente após o descarrilamento, deslocou para o local "os meios técnicos e deu inicio aos trabalhos de remoção e limpeza da via, com vista à reposição das condições de circulação com a maior brevidade possível". Contudo, adianta a empresa, "face à quantidade e dimensão dos materiais acidentados [um total de 10 vagões, alguns deles cisternas carregadas de cimento], os trabalhos revestem-se de elevada complexidade e morosidade não sendo ainda possível adiantar quando se poderão dar por concluídos". Segundo o comunicado, o descarrilamento provocou "extensos danos na via e catenária".

A IP diz ainda que fará uma actualização da informação na segunda-feira, pelas 09h00.

O transporte de passageiros entre Pampilhosa e Coimbra B está a ser assegurado por autocarros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.