Sábado – Pense por si

Cinco urgências do SNS encerradas no sábado e seis no domingo

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.

Cinco urgências de ginecologia e obstetrícia e de pediatria vão estar encerradas no sábado e seis no domingo, a maioria nas regiões de Lisboa e Setúbal, de acordo com as escalas publicadas no portal do SNS.

Segundo os dados, consultados pela agência Lusa às 11h20 desta sexta-feira, está previsto o encerramento, no sábado, das urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Garcia de Orta, Vila Franca de Xira e Santo André -- Leiria.

Os hospitais de Vila Franca de Xira e Beatriz Ângelo (Loures) assinalam ainda o encerramento do serviço de urgência pediátrica, situação que se repete no domingo.

No domingo, estarão encerradas as urgências de ginecologia e obstetrícia das unidades hospitalares Garcia de Orta, Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), São Bernardo (Setúbal) e Santo André (Leiria).

A urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra vai estar referenciada nos dois dias, entre as 00h00 e as 8h e entre as 20h e a meia-noite, recebendo apenas casos de urgência internos ou referenciados pelo INEM ou pela linha SNS 24. Também a urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Braga vai estar referenciada no sábado e no domingo das 00h00 às 8h.

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.