António Costa fez mesmo uma comparação: "Como se fosse um centro comercial, com área comum", mas também com áreas como restauração e de compras, às quais só vai, respetivamente, "quem quer comer" ou "quem quer comprar roupa".
O primeiro-ministro propôs esta sexta-feira reformas para tornar a União Europeia (UE) como um "grande edifício multifuncional", onde todos participam usando "os espaços que desejam usar", visando evitar bloqueios, e sugeriu um "PRR permanente" para enfrentar crises.
EPA/MIGUEL ANGEL MOLINA
Em declarações aos jornalistas no final de uma cimeira europeia informal, realizada na cidade espanhola de Granada e focada em reformas institucionais para preparar a UE para desafios como o do alargamento e das migrações, o chefe de Governo indicou ter proposto aos seus homólogos a visão de uma União como "um grande edifício multifuncional", no qual os países "só utilizam alguns dos espaços que desejam verdadeiramente usar".
Certo é que, para "estruturar o futuro da União, todos têm de participar" no projeto europeu, acrescentou.
António Costa fez mesmo uma comparação: "Como se fosse um centro comercial, com área comum", mas também com áreas como restauração e de compras, às quais só vai, respetivamente, "quem quer comer" ou "quem quer comprar roupa".
A ideia seria "evitar sucessivas questões de bloqueio", como as de hoje, assinalou, aludindo à "contestação de dois Estados-membros sobre o parágrafo das migrações" na declaração final.
A pressão da Hungria e Polónia levou hoje à retirada de um parágrafo sobre as migrações da declaração final do Conselho Europeu informal de Granada, por estes países contestarem as novas regras migratórias e defenderem uma votação por unanimidade.
Ainda no que toca à questão institucional e numa altura em que se discute a revisão da arquitetura orçamental da UE, António Costa propôs uma espécie de "PRR permanente", numa alusão ao Plano de Recuperação e Resiliência pós-covid-19, para assegurar "financiamento para investimentos e reformas", nomeadamente em situações de crise.
Por ser uma reunião informal, não haveria decisões a tomar.
Ainda assim, o primeiro-ministro português adiantou não ter sentido "nenhuma rejeição" à sua visão para o futuro da Europa.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.