Sábado – Pense por si

Chega anuncia que votará contra eventual moção de confiança ao Governo

Lusa 01 de março de 2025 às 21:15
As mais lidas

André Ventura disse também que Montenegro "não respondeu a nenhuma das questões fundamentais que o País, a oposição, os jornalistas, o escrutínio democrático exigiam que respondesse hoje".

O presidente do Chega anunciou este sábado que o partido votará contra uma eventual moção de confiança que seja apresentada pelo Governo, argumentando que o primeiro-ministro "não respondeu a nenhuma das questões fundamentais".

Em declarações aos jornalistas na sede do partido, em Lisboa, transmitidas pela RTP, o presidente do Chega, André Ventura, afirmou que, embora não tenha reunido com os órgãos do partido, é "consensual e incontornável o sentimento de que é impossível viabilizar a confiança de um primeiro-ministro com este grau de suspeição sobre si próprio".

"Se o fizéssemos estaríamos a trair tudo aquilo em que acreditamos. Estaríamos a trair toda a história que defendemos e que levou, por exemplo, à queda do governo de Miguel Albuquerque na Madeira", acrescentou André Ventura.

André Ventura disse também que Montenegro "não respondeu a nenhuma das questões fundamentais que o País, a oposição, os jornalistas, o escrutínio democrático exigiam que respondesse hoje". Ventura disse ainda que o primeiro-ministro Luís Montenegro tem "gosto pelo desastre" por querer "ocultar tudo aquilo" por que está a ser escrutinado e "achar que se pode cobrir tudo com um manto de futuras eleições ou de uma futura confiança".

"Esta é uma crise provocada pela sua falta de transparência, pela sua falta de honestidade e ética e pela miserável tentativa final de manipular os portugueses apelando a sentimentos familiares e pessoais", atirou.

O primeiro-ministro admitiu hoje avançar com umamoção de confiança ao Governose os partidos da oposição não esclarecerem se consideram que o executivo "dispõe de condições para continuar a executar" seu o programa.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres